Cuida mais do teu Sorriso
As doenças orais constituem pela sua elevada prevalência, um dos principais problemas de saúde da população infantil. No entanto, se adequadamente prevenidas e precocemente tratadas, estas doenças contribuem para a obtenção de ganhos em saúde, com custos económicos reduzidos. A escola desempenha um papel primordial no processo de aquisição de estilos de vida, sendo fundamental a intervenção de higienistas orais nestes estabelecimentos de ensino, baseando-se na promoção da saúde, prevenção das doenças e tratamentos adequados.
A Organização Mundial de Saúde aponta para 2020 metas para a saúde oral, que exigem um esforço das acções de promoção da saúde e prevenção das doenças orais e um maior envolvimento dos profissionais de saúde e de educação, indo este projecto ao encontro dessas orientações, sendo apenas aplicado a esta população escolar.
O projecto destina-se às crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, do agrupamento de escolas de Outurela – Portela, sendo aplicado aos Jardins de Infância Tomás Ribeiro, Amélia Vieira Luís e Sophia de Mello Breyner, inseridos num bairro social, caracterizado por famílias de fracos recursos económicos e educacionais, sendo maioritariamente crianças de raça negra e etnia cigana. Preconiza três intervenções a cada criança ao longo do ano lectivo: Realização de rastreios orais; encaminhamento para tratamento dentário das crianças com dentes cariados e aplicar medidas preventivas aos dentes sãos; ensinamentos adequados a uma boa prática de higiene oral, promovendo a escovagem dos dentes nos Jardins de Infância.