Prerparação para a Parto

 

Preparação para a Parentalidade

 

O período de transição para a parentalidade exige dos futuros pais várias adaptações e mudanças, tanto a nível biológico e psicológico como a nível social. A mudança é geradora de stress e implica um processo de reorganização.

 

Nas consultas de vigilância pré-natal a ênfase incide nas alterações fisiológicas, na avaliação dos exames auxiliares de diagnóstico e no controlo de alguns factores que podem interferir com o bem-estar materno-fetal. Com este projecto pretende-se preparar o casal para a parentalidade promovendo a integridade física da mãe e do bebé, o desenvolvimento de conhecimentos e competências que permitam aos pais desempenhar o seu papel de cuidadores. Neste contexto exige-se que se desmistifiquem ideias e esclareçam dúvidas, proporcionando uma aprendizagem progressiva de acordo com o nível das suas necessidades.

 

Os Cursos de Preparação para o Parto destinam-se às primíparas com idade gestacional entre as 28 e as 30 semanas, sendo realizados a grupos de seis casais ao longo de 16 semanas; na impossibilidade do companheiro estar presente, a grávida poderá ser acompanhada por outra pessoa que venha a estar envolvida na prestação de cuidados ao bebé.

O primeiro curso teve início a 25 de Março de 2011