Formação

 

Programa de desenvolvimento profissional e formação contínua

 

A Formação assume um papel fundamental na actualização de conhecimentos e no aperfeiçoamento da prática diária dos profissionais de saúde, pelo que constitui um dos pilares fundamentais para a gestão de recursos humanos, pela permanente valorização do saber, saber fazer e saber ser. Implica por isso um desenvolvimento pessoal e profissional, em que a partilha de conhecimentos entre todos os agentes, contribui para o objectivo da melhoria dos cuidados prestados aos utentes.

 

Neste âmbito, um programa de desenvolvimento profissional e formação contínua, pode ser visto como alavanca para o exercício profissional, contribuindo para a actualização dos conhecimentos, técnicas e metodologias e para um melhor desempenho dos profissionais que trabalham na área da saúde.

 

A formação consubstancia a necessidade e importância de se adquirirem novos conhecimentos, e de se desenvolverem novas competências e qualificações, constituindo não só um direito, como um dever profissional, dependendo da capacidade individual de transpor para a prática os conhecimentos aprendidos, com o fim último da elevação da qualidade dos cuidados de saúde oferecidos aos cidadãos. É pois consentâneo que a formação em serviço não só beneficia os profissionais de saúde, mas fundamentalmente as instituições onde estes trabalham, com benefícios para a qualidade dos serviços, devendo por isso serem proporcionadas todas as condições para que seja incrementada e desenvolvida, investindo-se numa área que pode contribuir para aumentar os níveis de produtividade, permitindo assim uma melhor gestão dos recursos disponíveis e naturalmente melhor “performence” do serviço/instituição.

 

No âmbito deste projecto e após um diagnóstico de necessidades, são realizadas mensalmente sessões de formação interpares, de forma a que toda a equipa possa estar envolvida na formação contínua.